Acid House

Foi uma época.

Logo depois do surgimento da House Music veio o Acid House, que era uma “junção” da batida da House Music de Chicago com o Roland TB-303, um equipamento que fazia linhas de baixo bem loucas e cheias de efeito.

Vejam o bichinho em ação:

Aí foi uma febre.

Mistura de batida, linhas de baixo hipnóticas, drogas (todos os tipos, especialmente o Ecstasy), e uma galera cheia de pique fez o movimento tomar forma e tamanho.

Várias coletâneas saiam semanalmente com “The Best of Acid House“, onde aquela carinha amarela sorridente sempre aparecia na capa, algumas vezes com um tiro na testa.

Bom, alguns artistas bacanas que faziam sons divertidos eram:

Adonis (um dos primeiros) em Acid Poke

Também Adonis em We’re Rocking down the House. (os clips obviamente não são da época, algum cara colocou uma Second Lifer prá dançar isso, hehehe)

Também Phuture em Acid Trax (essa foi provavelmente a primeira música Acid. Reza a lenda que foi feita em 1985, mas só lançada no final de 1987)

Um video que ilustra bem a idéia por trás do som é esse seguinte aqui.

Ninguem tava nem aí com nada. O lance era dançar.

Precursor das raves e tudo mais que conhecemos de música eletronica atual.

A música que tá rolando é Maurice Joshua – This is Acid.

Tivemos uma semi-transição, com bandas legais fazendo sons mais pops e remixes prá grandes bandas, como o 808 State em Pacific State, praticamente um hino da época.

Mas, depois de todo esse conceitual, o mainstream se apropriou da sonoridade.

Coisas legais como New Order e seu Technique, especificamente na música Fine Time.
Fine Time by New Order

new order | Myspace Music Videos

S-Express em Theme from S-Express (“ao vivo” no Top of The Pops de 1988)

Erasure e seu remix de A Little Respect, suceeeeeeeeesso total na época. Mesmo. Vc ligava a torneira e tocava esse remix.

Yazz com The Only Way is Up

E depois descambou total quando Samantha Fox fez sua Love House

Aí virou “esquema de playba” e perdeu a graça. hehehe.

Tudo de bom,

Billy.

PS1_ Uma banda que veio do movimento Acid e fez músicas bem bacanas, que eu particularmente gosto, é o The Shamen. Curtam Move Any Mountain. Mais pro pop-dance do que pro Acid, mas válido e bacana.

PS2_Só fiz esse post imenso sobre Acid House porque estava ouvindo uma mixtape super recente dos caras do Simian Mobile Disco e tem um mooonte de música com essa pegada. Seria uma volta ao esquema TB303 ou o que ?

One Reply to “Acid House”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by maestrobilly, helenoalmeida and Paulo C Rodrigues, Celina Uemura. Celina Uemura said: RT @maestrobilly: História da música pop. Acid House – http://bit.ly/c9Wa1m 808 State, New Order, Erasure, Adonis, S-Express e outros mais. […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.