Como sonorizar um game 3D ou em Realidade Virtual – Lerpz Escape.

Sonorizar games 3D e games em Realidade Virtual é um trabalho completamente diferente de sonorizar um game 2D como este aqui.

Uma das grandes diferenças é como situar o áudio espacialmente dentro do jogo, para que vc consiga ouvir tudo como deve ser ouvido, como se as coisas todas ocorressem no mundo real.

Por exemplo, imagine um ônibus vindo em sua direção.

Você ouve o som aumentando gradativamente, até que o ônibus passa ao seu lado (direito ou esquerdo) e vai embora por trás de você.

Isso tem que ser colocado em áudio.

Como fazer?

Os aplicativos para criação de games te dão todas as ferramentas, como o Doppler Effect por exemplo, mas algumas técnicas são imprescindíveis para que o audio fique bom.

E aí você tem que manjar de:

Áudio em geral – Saber qual som combina com qual imagem, qual uma boa duração de um efeito sonoro, qual a plataforma que o jogo ou o RV vai rolar, qual o tamanho de cada arquivo para ser entregue.

Edição de áudio – Não basta só colocar os sons lá. Todos tem que ter um volume correto, um loop correto, um tamanho certo e uma entrega para que tudo saia perfeito.

Música e teoria musical – Não basta “colocar uma trilhinha” por baixo. A música tem que ser pertinente ao conceito do jogo. Tem que ter encadeamento harmônico, a intro tem que ser num tom, numa duração, num volume. A trilha do jogo tem que ser de outra maneira, em outro tom, etc. E a trilha “ganhou” outro conceito também. Tudo respeitando o que o jogo pede e as particularidades de tamanho de arquivo, uso de plataforma e tudo mais.

Código (Java Script ou C++ por exemplo) – Tem que dominar minimamente o assunto. Para saber qual o “espaço físico” que um loop vai ocupar dentro do jogo, qual som será usado e em qual volume para que você saiba que o inimigo está vindo em sua direção, qual será o “trigger” de um som específico, em qual momento um loop será usado baseado em qual ação dentro do jogo, etc.

Vejam aqui alguns momentos do jogo Lerpz Escape, feito em Unity.

A entrega é 180 graus, mas poderia ser também para Realidade Virtual.

Era só o caso de se entregar em 360 graus com algumas modificações de jogabilidade e câmera.

Ao invés de uma câmera em terceira pessoa, onde você o Lerpz, seria legal colocar em primeira pessoa, onde você É o Lerpz.

Quer jogar?

Eis como:

ATENÇÃO! O jogo não abre no Chrome, escolha outro browser###

-Baixe o joguinho AQUI

-Descompacte e abra o arquivo “Lerpz_3D_platformer.html”.

-O arquivo irá abrir no seu browser preferido.

-Caso não abra, o browser irá pedir para instalar o “Unity Web Player”. Baixe e instale.

-Aguarde o browser carregar a imagem.

-Divirta-se.

-Se a imagem aparecer com a trilha e talz, mas vc não conseguir jogar, clique com o mouse dentro da imagem do jogo no seu browser. Aí vc consegue. Aconteceu comigo…

Comandos (no teclado do computador):

-Setas direcionais – movem o Lerpz para frente, trás e para os lados

-Barra de espaço – Lerpz pula com seu jato.

-Tecla Control – Dá socos.

-Tecla Option – Reposiciona a câmera atrás do Lerpz.

🙂

Tudo de bom,

Billy

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.