Parabéns ao Dance Nacional

Faz tempo que quero escrever sobre essa nova leva de Dance Nacional, mas falta tempo.

Hoje sai!

Então, não sei se vocês perceberam, mas muita coisa que se ouve em rádios e se dança em baladas é feito aqui no Brasil.

Faz tempo que a gente não tinha tanto produto de qualidade rolando.

Um exemplo? A música mais tocada nas rádios dance no mês de Julho é nacional.

Tiko’s Groove – I don’t know what to do

Aliás, a Building Records é uma das grandes responsáveis por essa leva de gente boa surgindo e tomando conta das pistas.

Além dela ainda tem a Max Pop, alguns selos dentro de grandes gravadoras e um monte de gente produzindo.

A Building conseguiu reunir um time de primeira linha, entre produtores, cantores, instrumentistas, divulgadores e o povo todo de escritório. Sim, o povo de escritório é tão importante quanto o povo criativo. Sem eles a música não chega nos lugares certos. Simples assim.

Além do Tiko’s Groove, ainda temos uma que prá mim é o grande sucesso do momento em breve.

Joe K – Dancing in the Streets.

Qual a fórmula ?

No meu entender é conseguir chegar numa sonoridade que seja igual ou melhor que os gringos. Não só na pegada dos instrumentos ou no peso das batidas, mas também no vocal.

E é aí que acontece a coisa. Sem um vocal legal a música não rola.

Sem um vocal de respeito, bem cantado, num inglês (no caso) correto, bem gravado, com uma puta qualidade, a música perde 80% do seu charme.

Por melhor que seja o instrumental.

Se o intuito é tocar nas baladas, nas rádios, nas TVs e estar na boca do povo, vocal é essencial.

E os caras conseguiram. Ou arrumando gente prá cantar aqui no Brasil mesmo, caso da Samara, na produção do Tom Hopkins.

Ou arrumando gente prá cantar de fora. O Tiko’s Groove tem no Gosha, um russo, o cara do vocal.

Bom, além destes citados aí em cima da Building, temos também produções muito boas também independentes.

Posso passar o dia todo colocando nomes como Alex Hunt, Tchorta, Tibor Yuzo, Mister Jam (que tá fazendo um trabalho genial com a Wanessa), Kasino, Vadão, Sylvio Muller, DJ Cuca (desde os anos 90), Jason Bralli, Gui Boratto, Carlo Dallanese, Gasparian, Beto Dias, Vyper, Ramilson, Grace Kelly Drum, DJ Zegon, Roots Rock Revolution, MauMau, Felipe Venancio, e mais uma tonelada de gente de altíssima qualidade.

Uma que recebi recentemente e gostei foi a Erikka Supernova. Cantada em português, com uma produção de cair o queixo.

Outra muito legal que recebi semana passada e já vai pro meu playlist é a Leilah Moreno, numa outra produção sensacional.

Muito bem.

Mas o que falta ?

Falta dar uma cara brasileira ao produto.

Copiar e fazer melhor que os gringos a gente já sabe.

E não digo colocar som de atabaque ou berimbau na música. Isso é muito fácil e nem sempre dá um bom resultado. Digo criar algo único, com a cara do país, sem cair nos chavões.

Tudo de bom,

Billy.

 

13 Replies to “Parabéns ao Dance Nacional”

  1. As músicas são excelentes, mas acho que não há uma divulgação adequada. É muito difícil ficar sabendo dessas novas músicas!

  2. ERIKKA SUPERNOVA.. ela é uma NOVIDADE no POP Brasileiro… ela sabe colocar um ritmo q é a cara do nosso país num POP q está rolando no mundo todo… tem voz, beleza, carisma.. e muito mais..

    este clip “aumenta o som que eu vou dançar” foi o primeiro passo dela nesta levada POP/Dance.. está muito bem produzido.. mas ela atualmente está melhor ainda, com um figurino mais original e natural, mostrando quem é ERIKKA… sendo uma cantora singular.. onde em lugar nenhum encontramos voz, postura ou trabalho parecido.. como disse, ela sim é uma NOVIDADE… e devemos dar valor a isso na nossa musica!!!

    duvidas, acompanhe no youtube os vídeos mais atuais.. são ótimos.. em setembro novo single será lançado por ela!!!

  3. Julio Mad o_O says: Responder

    Aumenta o som que eu vou dançar é muito boa! Queria ver mais esse tipo de inovação sair da internet e dominar. Curti muito o visual desse clip, além da voz da cantora muito boa. Estética perfeita, talento, falta divulgação na mídia! #prontofalei

  4. Excelente matéria! Parabéns Maestro Billy!
    Adorei conhecer e ser “apresentada” à música Dance Nacional. Gostei muito da produção do Tom Hopkins com a Samara. Curto muito o trabalho do Mister Jam. Agora o que mais me chamou a atenção foi o sambinha no clipe em português. Isso é uma coisa que eu queria ver brasileiro fazer, música pop com samba. Achei fenomenal o trabalho da cantora Erikka Supernova.
    Mais uma vez parabéns pela matéria!

  5. IRANILDE RABELO says: Responder

    Adorei o clipe, a produção impecável, a música e a voz da ERIKKA SUPERNOVA, ela veio para ficar. Aumenta o som maestrobilli que eu vou dançar e parabéns pela matéria.

  6. Nossa Erikka Supernova é D+++. Adorei ver ela por aqui, amo o trabalho dela e estou ansioso para o que vem por ai ela promete muita novidade e um som com a cara do brasil! parabéns pela matéria!!

  7. Muito boa a matéria, só poderia ter vindo do mestre!!! Escreve alguma coisa para a RadioTrends? Valewww 🙂

  8. Renato Giovanny says: Responder

    Grande Maestro Billy
    Sou fã de dance music desde que me entendo por gente (ou acho que entendo) e ouvindo as músicas do seu post, me lembrei de uma banda brasileira que fez um grande sucesso, se não me falha a memória e a wikipedia, nos anos 90 com os hits Crazy for you e Get away . O nome da banda era Sect e a vocalista era a Patrícia Coelho. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Patr%C3%ADcia_Coelho ) Fiquei com saudade desse tempo, mas parece que temos agora um momento bastante rico! Viva as bandas brasileiras de dance!

  9. […] post AQUI tem um pouco do que a galera tá produzindo […]

  10. […] já comentei AQUI sobre o Dance Nacional e a altíssima qualidade […]

  11. […] comentei AQUI e AQUI sobre o excelente nível do Dance Nacional da […]

  12. […] esse post AQUI  que você entende mais ou menos em que pé […]

  13. David Freire (Mr. Blackstyle) says: Responder

    Pouca gente sabe mas Manaus na decada de 90 e inicio dos anos 200 produziu coisas maravilhosas referente a musica eletronica e com caracteristicas proprias muitos artistas do pais produziram aqui na cidade pois contava com um estudio de ponta dedicado exclusivamente a esse estilo musical.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.