“Parabéns pra você” e fim dos Direitos Autorais.

Fiz um post um dia (AQUI) falando sobre as 10 músicas que mais recebem royalties no mundo.

E, pasmem, “Parabéns pra você” é uma delas.

Na verdade é a que mais recebe royalties no mundo.

Vc sabia?

Por isso que algumas redes americanas de fast-food como o TGI Friday’s, filmes e séries de TV tem suas próprias músicas de aniversário.

Pra não pagar royalties.

Veja exemplos:

Rá!

A música foi teoricamente criada em 1930, e desde 1935 está registrada em nome de várias pessoas até chegar em 1988 em nome da Warner/Chappell.

Isso segundo a própria Warner/Chappell, a editora.

__________________

AGORA VEM A BOMBA!!!

__________________

Provavelmente a música original NUNCA foi editada, e provavelmente a Warner não tem direito nenhum sobre o “Parabéns a Você” original.

A “Good Morning To You Productions“, que está gravando um documentário sobre a música mais tocada no mundo, descobriu que as irmãs Parry e Mildred Hill, criadoras da música lá em 1893 com o título “Good Morning to All“, a ofereceram gratuitamente para o público na época de seu lançamento.

Songbooks da época, na verdade posteriores à versão “Happy Birthday” da letra e anteriores à provável edição da música (entre 1922 e 1927), já continham a partitura com a letra modificada, mas em nenhum momento existe algum texto ou notificação relacionado à direitos autorais.

E isso, caso você se pergunte, já era comum na época.

A partitura vir com o número de registro e data, bem como o nome da editora que a registrou.

O que realmente existe é o copyright de algumas versões para piano desta música, hoje em nome da Warner/Chappell, mas nada relacionado ao original.

Além disso, caso os originais sejam mesmo de 1893, as partituras de 1922 e o registro de 1935, os direitos autorais já teriam expirado ou estariam pra expirar em 2030.

Ou seja, a briga vai longe, os dois lados obviamente acham que tem razão e provam por A+B, a produtora provavelmente vai gastar uma grana com o uso da música no documentário (cobraram US$ 1,500.00 pra isso), e daqui a algum tempo a Warner provavelmente vai perder uma boa fonte de renda, e a gente poderá cantar “Parabéns pra Você” em qualquer lugar sem medo de ser cobrado por isso.

Veja AQUI a petição que a produtora moveu contra a Warner.

UPDATE (24/09/15)

“Happy Birthday” agora é domínio público.

Saiu a sentença da corte da California. O juiz George H. King julgou que as irmãs Hill deram o uso da melodia e do arranjo de piano para a Summy Co. (empresa de direitos autorais da época, depois a Warner comprou), não o uso da letra.

A diferença aqui, ou a separação das duas coisas, melodia e letra, é porque a melodia foi primeiramente usada na “Good Morning to You“, que depois virou a melodia para a letra de “Happy Birthday“, portanto duas coisas distintas.

A melodia já é domínio publico desde 1949.

Além da Warner perder a entrada anual de grana, ela ainda pode responder processos e perder mais um monte de dinheiro, já que processos podem surgir por todos os pedidos feitos e pagos até o momento.

 

Tudo de bom,

Billy.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.