VR Pop Up Berlin

Estive hoje na VR Pop Up em Kreuzberg, aqui em Berlin.

Como toda Pop Up, é um espaço pequeno, mas 100% focado no que interessa, que é mostrar e desmistificar a VR.

No caso aqui são várias palestras todos os dias, com os temas mais variados dentro do escopo VR, e uma pequena mostra de alguns trabalhos legais.

Mas o que mais me chamou atenção foi o Fader.

Explico antes o porquê, prá depois explicar o que é o Fader.

Atualmente estamos meio que numa encruzilhada nesse lance todo de VR.

De um lado as grandes empresas não investem muito na divulgação de equipamentos para o usuário final pois dizem que falta conteúdo legal.

Do outro lado o usuário não se compromete a gastar uma grana prá comprar o equipamento porque também percebe que falta conteúdo legal.

O Fader não vai resolver 100% o problema, mas com certeza é uma forma de alavancar User Generated Content em VR, além de ser uma ferramenta bem legal para jornalismo.

Basicamente é um aplicativo no browser onde vc sobe suas fotos e/ou vídeos 360, coloca lá mais algumas coisas como textos e links, sobe lá mesmo pelo browser e distribui o link pros seus amigos, que podem ver também pelo browser (naquele esquema YouTube com a setinha que move as imagens) ou com qualquer óculos (Cardboard, por exemplo, com o celular dentro).

Até pouco tempo você tinha todo um mega trabalho para mostrar prá todo mundo aquele seu vídeo sensacional pulando de para-quedas em 360. Agora o Fader (e o Sketchfab, mas para o lado da geração de imagens em softwares específicos que não de vídeo) vem para facilitar o acesso nas duas pontas. Prá quem gera conteúdo e prá quem quer consumir o conteúdo.

Bem interessante.

 

Fiz um pequeno teste aqui, com fotos tiradas no Dermandar. Pro usuário noob como eu funciona bem legal, mas deve ter muita configuração que eu (e o usuário padrão) não domino.

Vale pela ferramenta e pela tentativa de gerar cada vez mais conteúdo prá popularizar o VR.

Tudo de bom,

Billy.

 

 

Deixe uma resposta