Posted in: Especial | 10 Comments | January 11, 2011
Fui em dois eventos recentes que me fizeram pensar sobre isso.
A medida do Sucesso.
O que é sucesso ? Quem é sucesso ? Como faz prá ser sucesso ?
Vamos lá.
O primeiro evento foi o Festival Planeta Terra.

Sim, um evento de sucesso.
Tudo funcionando, som excelente, bandas melhores ainda.
Um dos poucos eventos que tenho vontade de voltar em 2011 não só pelo line-up, mas pelas facilidades e comodidades que ele oferece.

Aí vamos ao que interessa.
Bandas.
Quem tocou lá ? Entre outros tivemos Phoenix, Novos Paulistas, Pavement, Temper Trap, Smashing Pumpkins, Mika e mais um monte de bandas/artistas legais.
Vc conhece algum nome de banda que tocou? Provavelmente, até porque vc é uma pessoa antenada, que tá ligada no que rola pelas internets e se informa de uma maneira que esses nomes são mais comuns prá vc.
Agora, e, por exemplo, a minha mãe, sua mãe, o porteiro do prédio, sua vizinha ? Será que eles conhecem alguma banda dessas ?
Obviamente/provavelmente não.
E aquele povo todo que trabalha offline, em escritórios, bancos, etc ? Conhece e gosta de alguma banda dessas ?
Provavelmente não.
Existem, a meu ver, dois tipos de sucesso nesse caso aí.
O sucesso de nicho e o sucesso popular.
O de nicho é exatamente o que ocorre com cada uma das bandas que tocaram no Planeta Terra.
A junção de todas as pessoas que gostam de cada uma das bandas (e bandas correlatas que tocaram lá, reforçando a vontade das pessoas em ir), fez do evento um sucesso.
De repente, por exemplo, se não existisse a richa entre Pavement e Smashing Pumpkins o evento seria menor, não sei.
Ou se o Phoenix não viesse não seria tão legal…
Sei lá.
Só sei que essas bandas todas tem seus seguidores, mas não tem uma divulgação muito ampla no que a gente conhece por “grande mídia”.
Não toca Phoenix na TV.
O rádio tocou uma música do Mika quando do começo de sua carreira.
O Novos Paulistas nunca teve um vídeo passando na Multishow (pelo pouco que assisto do canal).
Mas todo mundo, prá quem estava lá, é mega banda. É famoso. É sucesso.
É a tal das internets.
Cria seus ídolos.
Um monte deles, prá um grupo restrito de pessoas.
De vez em quando esse grupo aumenta muito (caso do Gnarls Barkley por exemplo) e a banda/artista acaba num festival como esse.
Na divulgação boca-a-boca, que é a mais forte prá isso.
_____________________________________________________
O outro evento que fui foi o lance do YouTube Live que a Skol patrocinou.
Aí a gente fala de sucesso popular.
Um grupo seleto de novos artistas sertanejos (os tais sertanejos universitários) tocaram lá.
Além de Vitor & Léo que já conheço pessoalmente, fiquei impressionado com o Michel Teló.
Já, obviamente, tinha ouvido o “Beijo me liga”.
É/foi uma das mais tocadas no Brasil durante o ano todo de 2010.
Aí ele tocou a “Fugidinha”.
Pode me chamar de burro, alienado, mal-informado e tudo mais.
Nunca tinha ouvido a música.
E, lógico, todo mundo que tava lá já tinha ouvido e cantou junto.
Foi um mega sucesso.

Na hora mandei um Twit. A Fugidinha é o novo sucesso do Verão 2011.
E deu no que deu. Não porque eu twittei, mas porque a música já tava muito na boca do povo lá dentro do evento feito prá quem gosta do gênero.
E daí, quando chega nesse estágio, a coisa toda extrapola e vira sucesso em outros grupos.
Por intermédio do @johnkip (um puta cantor genial, meu ex-sócio, que vc ouve nesse site AQUI) conheci o Teófilo, irmão e empresário do Michel, e fomos ao camarim conhecer o próprio Michel Teló.

Gente finíssima, mega simpático, inteligente e com a cabeça no lugar.
Não só ele como a equipe toda dele.
________________________________________________________
Bom, resumindo.
Qual a medida do sucesso ?
Tinha um cara que trabalhava na Jovem Pan, o Zezinho, que dizia o seguinte:
“A música é sucesso quando a gente aqui da rádio não aguenta mais ouvir”.
Ou seja, o primeiro grupo descobre, ouve, adora, divulga, e de tanto divulgar e expandir a mensagem/música, acaba virando sucesso.
Aí quem gostava logo no começo vem dizer que “popularizou”, que “perdeu a graça”.
Mas não é isso que toda banda/artista quer ? Ser sucesso ?
Comentários mais que bem vindos.
Tudo de bom,
Billy.
PS_Se você chegou de Marte ou qualquer outro planeta agora, eis a “Fudiginha”
PS2_E o Michel Teló entendeu direitinho esse negócio de internet. Quer baixar as músicas dele? Acessa o site ! AQUI
Pô Billy. Acredito que ambos são sucesso. Cada uma da sua maneira. Mas no sentido tradicional o Zezinho tá certo, rs…
Tendo a preferir o sucesso de nicho. Parece ser menos refém de pressões comerciais e dificilmente se torna algo totalmente diferente do que fez vc gostar. Como Jota Quest por exemplo, que eu adorava quando ainda era J. Quest e hj acho bem chatinho.
Phoenix, Radiohead e qquer outra banda que não tenha o peso de ser “a maior banda do Mundo/Brasil” joga mais leve e livre pra criar.
Adoro sertanejo, mas mesmo lá, o Daniel adora sertanejo raiz e a gravadora não queria que ele fizesse albuns assim. Teve que negociar pra conseguir balancear um album “romântico”e outro raiz. Não é fácil.
Bom, chega neh. Falei, falei e não falei nada.
PS: Concordo 100% sobre o Planeta Terra. Uma das poucas supresas boas do ano passado.
Concordo com os dois.
Mas cada um é sucesso onde é…
É o que eu sempre digo quando me perguntam quem é o melhor DJ do mundo.
É aquele que toca a música certa na hora certa pro publico certo no lugar certo.
O mesmo acontece com música.
O Phoenix não funcionaria na balada da Skol e o Teló não funcionaria no Planeta Terra.
Concordo plenamente, Billy. No fim do texto lembrei de uma frase velha, e que ainda esses dias alguém repetiu no Twitter. Sempre tem alguém que gostava há tempos daquele artista X do agreste do Paquistão do Norte Sorocabano, aí fica super bravo quando o cara fecha contrato com uma big gravadora, vira famoso e alcança a fama mundial. Como você disse, “reclama porque popularizou” e tal. Mas pô, that’s life, é assim que as coisas são.
Uma vez um amigo na PlayTV disse: “Seja num grupo específico ou geral, o sucesso é fundamental” – se eu me proponho a tocar música para mil pessoas dentro de uma escola no interior do estado e todos gostarem.. pedirem BIS, é sucesso; dentro do esperado.
Conseguindo agradar o público esperado.. é um ótimo resultado! =)
Abraço
Exatamente isso.
Mas também tem aquele sentimento de “essa banda me pertence” quando a gente descobre antes que todo mundo.
Depois que populariza, a gente perde um pouco do encanto com a banda…
E o lance do sucesso é isso mesmo. Não importa se é prá 10 ou prá 1.000.000 de pessoas.
Pingback: Tweets that mention Blog do Maestro Billy » A medida do Sucesso. -- Topsy.com
Esse sentimento é normal. Eu mesmo sinto isso direto, com muitas coisas. Seja música, cinema, restaurante. Eu costumo “balançar o sucesso” de algo quando a minha irmã diz que ouviu tal música ou viu tal filme – ambos tipo lado-b.
Ela é do tipo de público alvo passivo, que só ouve o que toca nas rádios e vê os filmes dos cinemas de shopping. Quando tem algo mais alternativo e ela diz que já viu/ouviu, é que aquilo popularizou meeesmo!
Bom para o mercado, que vai incentivar mais gente lado-b a tentar alcançar o sucesso com coisas bem feitas!
Pingback: Planeta Terra 2011 – Busão, ingressos e bandas AQUI !!! | Blog do Maestro Billy
Pingback: A medida do Sucesso – Michel Teló | Blog do Maestro Billy
Hércules Pereira says: January 11, 2011 at 11:03 am |
Ótimo texto Billy!
Isso mostra, como assim como tudo, música é uma questão de gosto e momento. Não ficaria legal tocar Phoenix num churrasco por exemplo.
Cada um tem sua definição de sucesso. Phoenix tem. Teló tb tem.